A copalera, também conhecida como popoxcomitl ou sahumador, é um artefato muito utilizado nas cerimônias da tradição Mexica para queimar ervas, incensos e resinas aromáticas, como o copal.
Segundo a tradição, na copalera os quatro elementos se combinam e sua taça simboliza o ventre que, com o carvão em brasa, representando o fogo primordial, receberá as ervas e resinas aromáticas, espalhando na Terra a sua medicina. A fumaça limpa, purifica e harmoniza pessoas e ambientes e atua como um mensageiro, um mediador entre céu e terra, matéria e espírito, que sobe da terra para o céu transportando as orações.
Tradicionalmente, defumar é uma prática reservada às mulheres, embora possa ser realizada pelos homens que queiram aprender através desse caminho.
A copalera Canto de Gaia é uma peça exclusiva, confeccionada artesanalmente no carinho da nossa casa, na inspiração e no rezo, em terracota, argila branca, argila preta ou mistura de argilas e vem acompanhada por uma pedrinha de Breu Branco para o primeiro uso.
No Brasil temos a resina da árvore Almecegueira ou Breu branco (Protium heptaphyllum), encontrada na região amazônica ou no cerrado, sendo muito utilizada pelos povos nativos por sua propriedade de facilitar estados ampliados de consciência, além de atuar como um purificador da energia.