A água é precioso instrumento da medicina sutil por sua flexibilidade, maleabilidade e dinamismo. Auxilia na transmutação de vibrações ao absorver as mais grosseiras. Seu uso propicia a introdução de novos padrões de conduta na nossa vida diária. Por meio desse elemento, o magnetismo superior do nosso ser pode fluir e permear-nos por inteiro. A ação da água atinge sobretudo a contraparte não física de nossa rede nervosa e pode ser potencializada e dirigida para as mais diversas necessidades, conforme seja aplicada: pura ou com ervas, com essências aromáticas, como minerais ou com outras substâncias.
Os banhos, embora pareçam ser procedimentos apenas externos e superficiais, têm efeitos profundos."*
Composição:
Cloreto de sódio, sulfato de magnésio e ervas medicinais (macela, cidreira de arbusto, alfazema, manjericão e pétalas de rosa).
Modo de uso:
- Banhos de imersão: Aquecer a água entre 37 e 38,5ºC. Agitar ritmicamente para dinamizá-la. Com a água ainda em movimento, acrescentar de 2 a 3 colheres de sopa dos sais de banho. Permanecer submerso pelo tempo desejado.
- Escalda-pés: Colocar a água quente no balde em quantidade suficiente para cobrir os tornozelos e acrescentar 1 colher de sopa do escalda-pés. Testar a temperatura. Sentado numa cadeira confortável, mergulhar os pés na água. Cobrir as pernas e os ombros com toalha ou cobertor. Permanecer por 15 a 20 minutos. Retirar os pés, secá-los e calçar meias.
De preferência, descansar após o banho ou escalda-pés.
"Uma atitude de recolhimento alinhada com as energias de cura é fundamental para que os efeitos de cada procedimento terapêutico sejam profundos. É por meio dela que se fortalece o canal para que as energias fluam. É preciso abrir mão das próprias resistências e manter-se em sintonia com o trabalho, receptivo à transformação e o mais liberado possível de expectativas quanto aos resultados. O ambiente em que fará o banho e aquele em que repousará em seguida devem estar em harmonia e silêncio e livres de correntes de ar. Sua iluminação deve ser tênue e agradável.
Recomenda-se ir para o leito logo depois do banho ou escalda-pés e procurar dormir um pouco. Esse período de repouso pode proporcionar profunda regeneração e é parte fundamental do procedimento."*
Indicações:
É indicado para agitação, estresse, dores articulares. Também para aliviar o cansaço mental e para acalmar o sistema nervoso.
Aromas e Propriedades:
Os sais de banho/escalda-pés combinam as propriedades purificadoras do sal marinho (cloreto de sódio) e desintoxicantes do sal amargo (sulfato de magnésio) com os efeitos das olantas medicinais. A união da macela, cidreira de arbusto, alfazema, manjericão e pétalas de rosa confere ao escalda-pés propriedades calmantes, anti-stress e ajuda a aliviar dores articulares. É indicado também para aliviar o cansaço mental e para acalmar o sistema nervoso.
Peso:
80g
*Clemente, José Maria Campos; Berkamn, Samuel. A cura pelos banhos - o poder purificador e regenerados da água, dos minerais e das plantas. São Paulo: Editora Pensamento, 2005.