As plantas alimentícias não convencionais (PANCs), comuns nos quintais, nas matas e nas histórias dos nossos avós, são altamente nutritivas, pouco exigentes em termos de cultivo, valorizam a biodiversidade local e, muitas vezes, possuem propriedades medicinais, evidenciando sua importância cultural, econômica, social e nutricional para as populações tradicionais. Buscando resgatar e valorizar tradições, saberes e sabores, Canto de Gaia fornece algumas das sementes das espécies que com muito carinho fomos reunindo e cultivando em nosso quintal (entre em contato para verificar a disponibilidade):
- Lablab marrom (Lablab purpureus)
O Lablab, também conhecido como feijão mangalô ou orelha de padre, é uma trepadeira leguminosa rústica, rica em proteínas, fibras, ferro e outros minerais, cujas vagens e folhas jovens podem ser consumidas após o cozimento. os grãos secos podem ser consumidos como feijões e em sopas e purês.
Quantidade: 30 sementes
- Major Gomes (Talinum paniculatum)
Também conhecida como beldroegão, maria-gomes ou língua de vaca, é uma planta herbácea suculenta, que produz lindas pequenas flores coloridas. Rica em ferro, magnésio, cálcio, zinco e potássio e alto teor de proteína, suas folhas podem ser consumidas cruas em saladas ou cozidas em refogados, sopas e no feitio de pães caseiros, as sementes podem ser usadas em saladas, para empanar pratos diversos e polvilhadas sobre pães.
Quantidade: 150 sementes
- Vinagreira (Hibiscus sabdariffa)
Planta ornamental anual de fácil cultivo também conhecida como quiabo-azedo, caruru-azedo, groselheira ou rosela, tem sabor levemente ácido e é rica em antocianinas, vitaminas A e B2, ferro e antioxidantes. Suas folhas jovens podem ser consumidas em saladas e refogados, enquanto seus cálices florais frescos podem ser usados em pães, sucos, geléias, refrescos e doces e, quando secos, podem ser utilizados para dar cor e sabor a diversos chás.
Quantidade: 20 sementes